Não adianta ter uma bolsa de couro linda se você não sabe como limpá-la corretamente. As bolsas de couro possuem particularidades no que diz respeito a limpeza e manutenção e se você não prestar atenção nisso pode acabar perdendo aquela peça que tanto ama.

Por isso, trouxemos no post de hoje as dicas e os cuidados necessários para você aprender como limpar bolso de couro. Vem ver:

Em primeiro lugar é importante que você saiba que as bolsas de couro não devem ser lavadas, muito menos em máquina de lavar.

O processo de limpeza deve ser sutil e delicado, dividido em três etapas: limpeza, hidratação e conservação.

LIMPEZA
Comece a limpeza da bolsa de couro esvaziando-a por completo. Isso mesmo! A limpeza envolve tanto a parte interna, quanto externa da peça.

Em seguida, faça a limpeza na parte de dentro da bolsa. Para isso, desvire o forro e com a ajuda de um papa bolinha ou fita adesiva, remova a poeira, farelos e outras sujeirinhas que estiverem na parte interna da bolsa. Você pode contar com a ajuda de um aspirador de pó também, mas nesse caso é importante segurar o forro com firmeza para não danificá-lo.

Se notar a presença de manchas no forro, prepare uma mistura de água quente com vinagre e passe sobre o tecido com a ajuda de uma escovinha.

Mas se o problema for com odores e mau cheiro, a solução é bicarbonato. Coloque um pouco de bicarbonato no interior da bolsa e deixe-o por lá durante toda a noite. No outro dia, remova o bicarbonato, junto com ele vai embora também o cheiro desagradável.

Depois que a sua bolsa de couro estiver limpinha por dentro, você deve começar o processo de limpeza por fora. Para isso, desvire-a para o lado direito e analise o tipo de sujeira que você vai precisar encarar.

Para remover apenas marcas de dedo e um pouco de poeira, um pano levemente umedecido com sabão de coco já é suficiente. Passe esse paninho com delicadeza por toda a extensão da bolsa. Uma dica é manter os movimentos na direção das linhas do couro, dessa forma você mantem a beleza e a qualidade do couro. Não é necessário encharcar a bolsa, ok? Depois de limpar, pegue um pano seco e macio para finalizar a limpeza.

Já para o caso de manchas de gordura ou sujeiras mais insistentes, você pode optar por reforçar a limpeza usando álcool diretamente sobre a marca. Aguarde alguns minutos e remova.

HIDRATAÇÃO
Após a limpeza é necessário hidratar o couro. A melhor opção é usar hidrantes próprios para peças de couro. Mas se não tiver o produto em mãos, tudo bem! Você pode optar por hidratar a bolsa de couro usando lustra móveis ou óleo de amêndoas.

Em ambos os casos, a dica é umedecer levemente um pano macio com água e, em seguida, aplicar duas ou três gotinhas do óleo ou do lustra móveis. Esfregue delicadamente o produto escolhido por toda a extensão da bolsa. Deixe-a secar naturalmente.

CONSERVAÇÃO
Depois de limpa e hidratada, a bolsa de couro precisa ser conservada adequadamente. Para isso, encontre um local para armazená-la quando não estiver usando.

Não use cabides ou ganchos. Com o passar do tempo, a bolsa de couro pode acabar ficando deformada. Portanto, não a pendure.

Prefira guardar sua bolsa dentro de nichos ou prateleiras e lembre-se também de colocar bolas de papel dentro da bolsa para que ela não perca o formato.

Outro cuidado importante é lustrar a bolsa de couro periodicamente para evitar manchas. Faça isso usando hidratante próprio para couro, óleo de amêndoa ou lustra móveis.

Se você não usar a bolsa de couro com frequência, guarde-a dentro de uma fronha ou saquinho de TNT, mas não use sacos plásticos.

Lembre-se, são peças delicadas e os cuidados se fazem necessários para que ela dure linda e você arrase sempre que usar.

Beijos,
Marcelle.

Deixe um comentário